Ritual fúnebre: importância e diferenças entre as religiões

Publicado em: 5 de abril de 2023

Todos os povos realizam algum tipo de ritual fúnebre para homenagear e se despedir de seus mortos. Entenda por que os rituais são tão importantes e como funcionam em algumas religiões e países distintos.

O que é um ritual fúnebre?

Basicamente, um ritual fúnebre é a cerimônia pela qual familiares e amigos de uma pessoa recém-falecida podem prestar as últimas homenagens em um ato simbólico, velando o corpo antes de enterrá-lo ou cremá-lo. Em geral, esses rituais diferem conforme o país e a religião.

Qual é a importância de um ritual fúnebre?

A importância do ritual fúnebre precisa ser exaltada. As homenagens têm um papel social e emocional ao permitir a familiares e amigos um momento de despedida e acolhimento do luto.

A chance de dizer um adeus digno e velar o ente falecido também é sinal de respeito e de afeto pela pessoa que deixou o mundo dos vivos. Ou seja, a importância do ritual é única, pois auxilia a superar a negação da perda, assim como ajuda a família a colocar um ponto final na trajetória da pessoa.

Ritual fúnebre em diferentes religiões

Veja como funciona o ritual fúnebre em algumas das principais religiões:

Catolicismo

A igreja católica acredita que há vida após a morte, por isso, além de realizar uma despedida cheia de orações, costuma-se rezar a missa de sétimo dia com o intuito de orar pela alma do falecido, que se encontra a caminho do Criador.

A cerimônia costuma ser repleta de flores e o enterro ainda é a principal opção de funeral, ainda que a cremação esteja ganhando cada vez mais espaço.

Evangélicos

As igrejas evangélicas são autônomas e cada uma possui particularidades bem definidas, mas, em geral, o ritual é breve e permeado de orações. O sepultamento acontece de forma rápida, no mesmo dia do falecimento, se possível.

Espiritismo

Para os espíritas, o corpo é apenas um estágio da existência, por isso os sepultamentos costumam ser cerimônias simples e calmas. Além disso, o processo é bem rápido, geralmente feito no mesmo dia da morte.

Judaísmo

No judaísmo, a comunidade procura realizar o ritual fúnebre o mais rápido possível. O corpo do ente falecido é levado ao cemitério, onde é feita a lavagem e o vestuário com uma peça feita de linho, conhecida como mortalha. Também é feita uma oração de despedida no cemitério e o corpo é colocado no túmulo.

Ritual fúnebre em diferentes países

Brasil

O ritual fúnebre no Brasil costuma ser encarado com bastante seriedade e resguardo por parte de familiares e amigos. Além disso, por aqui o processo é rápido, durando no máximo dois dias.

O brasileiro tem o hábito de ornamentar a sala do velório com coroas de flores e buquês. As pessoas tendem a usar roupas pretas e quem é religioso realiza a missa de sétimo dia após uma semana do falecimento.

México

O México é um país com rituais fúnebres muito conhecidos. Diferentemente da maioria dos países, os mexicanos realizam celebrações e rituais festivos, principalmente no dia de finados, conhecido por lá como Dia de Los Muertos. As festividades visam homenagear aqueles que já faleceram e até mesmo as crianças já estão habituadas.

Japão

Na Ásia, os rituais fúnebres tendem a ser bem diferentes dos daqui e, principalmente, mais demorados. No Japão, especificamente, o corpo chega a ser conservado para que a família possa preparar a despedida antes da cremação (mais de 90% dos mortos no Japão são cremados). Além disso, as crianças podem participar das homenagens.

Quer saber mais sobre ritualísticas fúnebres, organização de funerais e como funciona um plano de assistência funeral? Navegue pelo blog da Neo Assistência.

Veja também: tipos de cemitérios

Queremos proporcionar maior tranquilidade aos nossos clientes. Nos comprometemos a auxiliar as pessoas a se planejarem e encontrarem acolhimento e orientação em momentos delicados.

Postagens Relacionadas

Newsletter

Faça a sua inscrição e receba atualizações do nosso blog!

    Categorias

    Materiais Ricos

    Posts recentes