Tipos de cemitérios

Publicado em: 25 de outubro de 2022

Você sabia que, quando um ente falece, o sepultamento pode acontecer em diferentes tipos de cemitérios?

Uma das questões a serem resolvidas após o falecimento é justamente o tipo de cemitério onde ocorrerá o enterro.

Então, para que você possa escolher da melhor forma, confira este artigo com as principais informações sobre as categorias e quais são as mais comuns no Brasil.

Principais tipos de cemitérios

Cemitério horizontal

O cemitério horizontal é o tipo mais antigo e comum que existe no mundo. Os falecidos são enterrados lado a lado, e a área do cemitério permanece aberta e com vários túmulos e jazigos.

Em alguns tipos de túmulos, principalmente nos mais antigos, é possível encontrar construções mais rebuscadas, com estátuas, bustos ou até mesmo mausoléus.

No Brasil, os principais cemitérios dessa categoria são o Cemitério da Consolação (São Paulo), o Cemitério do Itacorubi São Francisco de Assis (Santa Catarina) e o Cemitério Jardim da Saudade (Salvador).

Cemitério vertical

O cemitério vertical surgiu como uma alternativa ao horizontal em decorrência do aumento da procura por espaços para sepultamentos.

Basicamente, em um cemitério vertical, as pessoas falecidas são acomodadas em túmulos como se estivessem em um prédio, uma acima da outra.

Dessa forma, é possível acomodar mais pessoas e manter cada uma em um túmulo separado.

Cemitério jardim/parque

O cemitério de tipo jardim ou parque tem como principal diferencial a preservação do espaço e das áreas verdes. Nesse sentido, não é permitido construir túmulos, jazigos ou mausoléus.

Além disso, assim como em parques, ele possui um espaço aberto, visando tornar o ambiente mais “humano”, tranquilo e minimamente confortável.

As famílias podem se beneficiar desse tipo de cemitério para realizar o velório em um local agradável, com espaço apropriado e um ambiente que torne o momento da despedida mais leve.

No Brasil, o cemitério jardim/parque foi construído pela primeira vez nos anos 1960, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com o passar do tempo, surgiram instalações em outras capitais e cidades de grande porte.

Cemitério ecológico

O cemitério ecológico, como o próprio nome sugere, é outra opção que preza pela preservação da natureza. A proposta desse tipo de cemitério envolve o plantio de árvores para trazer vida ao local em que um ente querido descansa.

Muitas famílias que optam pelo cemitério ecológico realizam o sepultamento do falecido já cremado, em urna biodegradável. Dessa forma, as cinzas servirão de substrato para o crescimento de uma árvore.

Para saber mais sobre os tipos de cemitérios e como ter auxílio de uma equipe especialista em assistência funeral, conheça a Neo Assistência.

Saiba mais sobre os tipos de cemitérios com a Neo Assistência

Nós, da Neo Assistência, providenciamos plano funerário que contempla toda a família e com a possibilidade de sepultamento em diferentes tipos de cemitério.

Nosso intuito é promover a segurança e uma despedida digna, tranquila, sem burocracias, prezando pelo conforto de quem está passando pelo luto.

Conheça os planos funerários da Neo Assistência aqui pelo site e veja como se planejar desde já para que você e seus familiares possam ter despedidas com suporte de profissionais especializados.

Queremos proporcionar maior tranquilidade aos nossos clientes. Nos comprometemos a auxiliar as pessoas a se planejarem e encontrarem acolhimento e orientação em momentos delicados.

Postagens Relacionadas

Newsletter

Faça a sua inscrição e receba atualizações do nosso blog!

    Categorias

    Materiais Ricos

    Posts recentes