O que significa Quarta-Feira de Cinzas, sua origem e curiosidades

Publicado em: 17 de fevereiro de 2023

Você sabe o que significa Quarta-Feira de Cinzas? Muitas pessoas passam por essa data sem saber ao certo seu significado e simbologia. Por conta disso, criamos este artigo para esclarecer qualquer dúvida que você tenha sobre o assunto e também trouxemos algumas curiosidades relacionadas à data. Acompanhe!

O que significa Quarta-Feira de Cinzas?

Uma imagem de uma cruz representando a Quarta-Feira de Cinzas

A Quarta-Feira de Cinzas é uma data importante para a Igreja Católica e para os cristãos em geral e marca o primeiro dia da Quaresma, a qual se inicia 40 dias antes da Páscoa. Cabe lembrar que a Quarta-Feira de Cinzas também marca o encerramento do Carnaval, celebração de origem pagã.

Para os portugueses, a celebração carnavalesca é relacionada ao Entrudo, período no qual são permitidas brincadeiras para aliviar a tensão do trabalho. Passado o Carnaval, também conhecido como “festa da carne”, a comunidade ingressa em um momento de profunda reflexão e purificação de tudo o que foi vivido de mundano durante o festejo. Vale mencionar que os portugueses herdaram essa tradição da Grécia Antiga, e nós brasileiros herdamos deles, no período colonial.

Então a Quarta-Feira de Cinzas está relacionada a um período de recolhimento, penitência e reflexão, no qual os fiéis são convidados a jejuar e se arrepender de seus pecados. 

Simbologia da Quarta-Feira de Cinzas

A Quarta-Feira de Cinzas é um dia marcado pela simbologia da morte e da renovação. As cinzas representam a fragilidade e efemeridade da vida, e o gesto de receber as cinzas – prática associada à data na Igreja Católica, a qual explicaremos a seguir – na testa simboliza a aceitação da morte como uma realidade inevitável. 

Inclusive, há quem interprete que a simbologia das cinzas é uma lembrança ao homem de que, conforme a tradição cristã diz, do pó o homem veio e ao pó o homem voltará. Portanto, o homem necessita da graça Divina para perdoar seus pecados.

A imposição de cinzas

A imposição de cinzas é um gesto litúrgico realizado pelos padres durante a celebração da Quarta-Feira de Cinzas. Nesse momento, os fiéis são convidados a se aproximar do altar, onde recebem as cinzas na testa em forma de cruz. Tal gesto tem grande importância para os cristãos, pois representa a humildade e a disposição em seguir Cristo.

1. Quando surgiu essa tradição?

A imposição de cinzas é uma tradição muito antiga. Sua origem remonta ao Antigo Testamento, quando a imposição de cinzas era um sinal de arrependimento e de humildade diante de Deus. Na Igreja Católica, a imposição de cinzas começou a ser realizada pontualmente no século X. A partir do século XII, essa prática se tornou universal na Igreja Católica.

2. Qual a origem das cinzas?

As cinzas utilizadas são produzidas a partir da queima das palmas bentas no Domingo de Ramos do ano anterior. Essas palmas são recolhidas e guardadas para serem queimadas no início da Quaresma. A tradição da queima das palmas está relacionada com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

3. Qualquer um pode impor cinzas sobre os fiéis?

A imposição de cinzas é uma prática realizada apenas pelos padres durante a celebração da missa.

4. Quem pode receber as cinzas? A imposição é obrigatória?

Ninguém é obrigado a receber as cinzas, nem mesmo os católicos, e qualquer pessoa que desejar pode recebê-las, inclusive não católicos.

5. Quanto tempo é necessário permanecer com a cinza?

Não há um prazo predeterminado, cabendo ao fiel decidir por quanto tempo deseja manter as cinzas na testa.

6. O jejum e a abstinência são obrigatórios?

Sim, mas apenas para maiores de 18 e menores de 60 anos, nos demais casos é opcional, exceto pela abstinência de carne, que é obrigatória já a partir dos 14 anos.

Curiosidades da Quarta-Feira de Cinzas

  • Muitos acreditam que Quarta-feira de Cinzas é feriado, mas não consta nada sobre isso na lei federal. De qualquer modo, muitas empresas não funcionam, e outras voltam a funcionar apenas a partir do meio-dia nesse dia;
  • O fiel deve estar de jejum de carne para receber as cinzas;
  • A imposição de cinzas é um gesto que marca a humildade e a disposição em seguir Cristo; Por isso, muitos fiéis deixam as cinzas na testa durante todo o dia como um sinal de fé;
  • Na tradição católica, é recomendado que os fiéis façam jejum e abstinência de carne na Quarta-Feira de Cinzas e também na Sexta-Feira Santa.

Como você pôde ver, a Quarta-Feira de Cinzas é um momento de reflexão e de renovação espiritual, em que os fiéis são convidados a jejuar e a se arrepender de seus pecados, e a imposição de cinzas, consequentemente, é um gesto que simboliza a fragilidade da vida e a necessidade de se arrepender dos pecados. 

Conheça a Neo Assistência

A Neo Assistência é uma assistência funerária que tem como seu maior objetivo garantir uma despedida digna e respeitosa. Sabemos que o momento da perda de um ente querido é difícil, por isso estamos sempre prontos para oferecer o suporte necessário para as famílias. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas opções de plano funeral.

Queremos proporcionar maior tranquilidade aos nossos clientes. Nos comprometemos a auxiliar as pessoas a se planejarem e encontrarem acolhimento e orientação em momentos delicados.

Postagens Relacionadas

Newsletter

Faça a sua inscrição e receba atualizações do nosso blog!

    Categorias

    Materiais Ricos

    Posts recentes