Planejamento financeiro pós-morte: saiba por que é importante

Publicado em: 24 de janeiro de 2023

O planejamento financeiro faz parte da vida, mas a maioria das pessoas não se atém à necessidade de pensar em um plano pós-morte, ainda que todo mundo saiba que esse momento vai chegar.

Trata-se de um tema muito delicado, mas inevitável. Lidar com as despesas de um funeral, assim como com as questões sucessórias (inventário, por exemplo) e a manutenção financeira de dependentes, pode sair bem caro, o que faz do planejamento financeiro uma iniciativa muito importante.

Neste artigo, vamos mostrar algumas opções de planejamento financeiro pós-morte para você e sua família organizarem as despesas.

O que é planejamento financeiro pós-morte?

O planejamento financeiro pós-morte diz respeito a uma iniciativa que visa promover amparo para as pessoas da família após o falecimento de um ente.

Isso significa deixar uma quantia em dinheiro para os familiares, o que pode acontecer por meio de reserva financeira (deixada em testamento) ou seguro. Também existe a opção de investir em um plano funerário, que não deixa uma quantia em dinheiro, mas fica responsável pela realização de todos os serviços que envolvem um funeral, incluindo questões burocráticas.

Longe de ser um tabu, conversar sobre o planejamento pós-morte auxilia quem fica e garante segurança financeira, principalmente para quem não tem condições de bancar diversas despesas sozinho.

O momento da morte pode ser encarado de forma mais digna se houver um planejamento financeiro e, consequentemente, seus entes não tiverem de se preocupar com questões envolvendo dinheiro enquanto lidam com o luto.

Afinal, o planejamento financeiro permite que a família não precise lidar com questões burocráticas e abre espaço para que o processo de luto e as últimas homenagens ao ente falecido possam ser vivenciados com mais dignidade.

Opções de planejamento financeiro pós-morte

Planejamento sucessório

O planejamento sucessório garante à família uma reserva financeira para lidar com todos os processos intrínsecos a um funeral.

O processo inclui definir quem terá os bens da pessoa falecida. Fazer isso de forma antecipada, ainda em vida, permite a cada familiar pensar bem sobre o assunto para auxiliar quem mais precisa.

Dessa forma, a família pode ser beneficiada com uma determinada quantia após a morte do provedor financeiro. Com isso, o planejamento sucessório ajuda os dependentes a manterem suas despesas por um determinado período.

Geralmente, a reserva financeira é cedida via testamento.

O que é um testamento?

O testamento é o documento pelo qual um testador registra, em vida, como quer que seu patrimônio seja distribuído entre os familiares após sua morte.

A Lei Brasileira determina que os herdeiros necessários têm direito a 50% do patrimônio da pessoa que faleceu. São considerados herdeiros necessários:

  • Cônjuges;
  • Filhos, netos e bisnetos;
  • Pais, avós e bisavós.

Quer saber mais sobre testamento e inventário? Acesse o blog da Neo Assistência.

Seguro de vida

Outra possibilidade de planejamento financeiro pós-morte diz respeito ao seguro de vida, que auxilia tanto nas despesas com o funeral quanto na manutenção dos dependentes por um determinado período.

O seguro de vida é uma forma de garantir um alívio financeiro à família que depende financeiramente de um provedor.

Ademais, diferente de uma herança, com o seguro de vida você pode escolher quem deseja beneficiar, e na proporção que achar melhor.

É importante ressaltar a necessidade de ficar atento ao contrato, às cláusulas de beneficiários e às exceções.

Saiba mais: Qual a diferença entre seguro de vida e plano funerário?

Plano funerário

O plano funerário é uma excelente solução para quem quer fazer um planejamento financeiro pós-morte.

Consiste em realizar pequenos pagamentos mensais para ter direito a uma ampla cobertura de assistência funeral para toda a família.

Além de fornecer vários direitos, o plano funerário cobre os altos custos com velório e funeral. Alguns dos benefícios envolvem:

  • Traslado do corpo;
  • Preparação com troca de roupa, maquiagem e ornamentos;
  • Locação da sala de velório;
  • Caixão de madeira;
  • Coroa de flores;
  • Opção por sepultamento (enterro) ou cremação;
  • Registro do óbito;
  • Locação de espaço em cemitério público por 5 anos.

É importante salientar que o plano funerário pode se estender a outras pessoas da família, que passam a ter os mesmos direitos de cobertura que o titular.

O plano funerário possibilita receber amparo e suporte especializado durante o momento de perda de um ente, quando uma série de decisões precisa ser tomada em um curto espaço de tempo.

Faça seu planejamento financeiro pós-morte com o auxílio da Neo Assistência

porta-retrato com velas e uma sepultura pequena

A Neo Assistência é uma empresa de assistência funeral que preza a tranquilidade e segurança de seus clientes no momento de despedida de um familiar. Por isso, fornece opções de planos para todas as famílias (independentemente de quantidade de pessoas ou grau de parentesco).

Conheça a Neo Assistência e as opções de planos pelo site.

Saiba mais: Proteção financeira familiar

Queremos proporcionar maior tranquilidade aos nossos clientes. Nos comprometemos a auxiliar as pessoas a se planejarem e encontrarem acolhimento e orientação em momentos delicados.

Postagens Relacionadas

Newsletter

Faça a sua inscrição e receba atualizações do nosso blog!

    Categorias

    Materiais Ricos

    Posts recentes