O que fazer com as redes sociais e e-mail da pessoa falecida

Publicado em: 29 de agosto de 2022

Assim como acontece com serviços de banco e assinatura, também é preciso tomar providências acerca do que fazer com as redes sociais de uma pessoa depois que ela morre.

Há algumas opções que vão além de encerrar as contas de perfis e de e-mail. Então, vamos te mostrar alguns caminhos e o que pode ser feito antes mesmo do falecimento. 

Situações possíveis

Há duas potenciais situações que demandam atenção da família e dos amigos quanto a sites, blogs, e-mails e redes sociais. Veja:

Serviços de assinatura

Há alguns perfis na internet que demandam a contratação de serviços e hospedagens. É o caso de sites, blogs e serviços de streaming.

Nesses casos, a menos que a família tenha interesse em manter os serviços ativados, é preciso solicitar o cancelamento das contas. Após encerrar o pagamento, todo o conteúdo deve desaparecer da internet.

Serviços gratuitos

No caso de redes sociais, os conteúdos são gratuitos e não desaparecem até que haja autorização para o fechamento da conta.

No caso, além de encerrar o perfil nas redes sociais, há outros caminhos que a família pode tomar, como a criação de um perfil memorial para homenagens póstumas.

Homenagens póstumas nas redes sociais

É possível transformar as redes sociais do ente falecido em um memorial para que familiares e amigos possam prestar homenagens.

A opção está disponível para redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn. Ao invés de solicitar a exclusão da conta do perfil, a família opta por transformar a conta em um memorial.

Com isso, o perfil permanece no nome da pessoa falecida, porém consta um aviso de que se trata de uma conta póstuma, e quem tiver interesse pode fazer posts ou comentar em fotos com mensagens de amor, solidariedade e sentimentos.

Como criar um perfil memorial?

Basicamente, o perfil memorial pode ser solicitado diretamente ao suporte do Facebook, seja por um contato herdeiro, seja após confirmação de falecimento da pessoa em questão.

Para identificação, o Facebook adiciona a designação “em memória” ao lado do nome do usuário.

Contatos herdeiros

Em vida, a pessoa pode escolher um contato herdeiro para tomar conta das suas redes sociais em caso de falecimento.

Para tornar um amigo o seu “Contato herdeiro”, é preciso acessar as configurações do Facebook, selecionar “Gerenciar conta” e digitar o nome de usuário da pessoa escolhida. Em seguida, o amigo escolhido receberá uma notificação.

Como apagar as redes sociais da pessoa falecida?

Familiares ou pessoas próximas precisam entrar em contato com o suporte da rede social e/ou do e-mail para solicitar o fechamento da conta.

Além de comprovar o grau de parentesco/proximidade, é preciso confirmar o falecimento da pessoa por meio de documentos. No mais, veja o que precisa ser feito:

Facebook e Instagram

O Facebook e o Instagram pertencem à mesma corporação, então é possível transformar as duas contas em memoriais ou solicitar a exclusão delas diretamente com o suporte.

No caso de haver um contato herdeiro, a pessoa escolhida recebe o direito a controlar a conta após o falecimento do usuário proprietário.

Twitter

No caso do Twitter, há um formulário de solicitação para exclusão da conta, que deve ser preenchido após confirmar a identidade e representação da pessoa responsável por solicitar o fechamento.

Isso se aplica tanto aos usuários falecidos quanto às pessoas que perdem a capacidade de continuar gerenciando o perfil.

E-mail do Google (Gmail) e outras contas Google

Representantes legais podem solicitar a desativação do Gmail, assim como de outras contas Google (YouTube, Drive, Agenda, Calendário e Fotos) após enviar os documentos cabíveis.

Essas pessoas, geralmente familiares, também podem ter acesso às informações das contas Google.

Lidando com os dados virtuais

Lidar com dados pela internet é um tópico que tem suscitado muita discussão, principalmente quando envolve o falecimento de uma pessoa.

Por isso, é interessante considerar esse ponto como parte dos procedimentos pré-falecimento, questionando-se desde já o que você gostaria que fosse feito com seus dados e redes sociais após sua morte.

No mais, nós recomendamos que você escolha um contato herdeiro ou avise a família que gostaria de ter tudo apagado. Além disso, se tiver alguém de confiança, compartilhe sua senha. Assim, essa pessoa poderá excluir suas contas com mais facilidade.

Saiba mais informações sobre procedimentos pré e pós-falecimento aqui no site da Neo Assistência, fornecedora de plano funerário.

Queremos proporcionar maior tranquilidade aos nossos clientes. Nos comprometemos a auxiliar as pessoas a se planejarem e encontrarem acolhimento e orientação em momentos delicados.

Postagens Relacionadas

Newsletter

Faça a sua inscrição e receba atualizações do nosso blog!

    Categorias

    Materiais Ricos

    Posts recentes