O que é e como funciona o jazigo perpétuo?

Publicado em: 8 de setembro de 2022

O jazigo perpétuo é uma das opções de sepultamento. Assim, é importante ter conhecimento sobre o assunto como uma forma de se preparar para o delicado momento de lidar com a perda de um ente.

Acompanhe as principais informações sobre jazigo perpétuo, quais são as vantagens dessa opção e o que é preciso para tê-la.

O que é um jazigo perpétuo?

O jazigo perpétuo, como o próprio nome indica, é uma opção de sepultamento em que o jazigo é de uso vitalício de seu titular e pode comportar um determinado número de caixões para que familiares também possam ser sepultados ali.

Como funciona o jazigo perpétuo?

Basicamente, o titular pode adquirir um jazigo perpétuo diretamente com cemitérios particulares ou com alguns cemitérios municipais.

Ele recebe, então, o Título de Concessão Perpétua de Uso do Jazigo, com a obrigação de lidar com despesas envolvendo a manutenção e conservação, além de taxas do próprio cemitério.

É importante salientar que o uso perpétuo está ligado ao titular da compra. Quando ele falece, é preciso que a garantia de utilização seja transferida para um sucessor.

Quais são as vantagens?

O jazigo familiar é um investimento que traz mais tranquilidade à família.

As principais vantagens são:

  • A família pode escolher antecipadamente o local de sepultamento sem depender de encontrar vagas disponíveis nos cemitérios;
  • O jazigo comporta várias pessoas sepultadas, permitindo que vários membros da família fiquem no mesmo lugar;
  • Você não precisa se preocupar com o prazo de exumação. Nos cemitérios municipais, é necessário exumar o corpo após 3 a 5 anos. Com jazigo perpétuo, você não tem essa limitação;
  • Muitos jazigos têm ossários, permitindo a liberação de espaço para novos sepultamentos sem retirar pessoas sepultadas há mais tempo;
  • É um bem que pode ser vendido ou repassado como herança.

Qual é a principal diferença entre o jazigo perpétuo e o temporário?

O jazigo temporário é outra opção de sepultamento disponível. No caso, a principal diferença em relação ao jazigo perpétuo está no fato de que, no temporário, as pessoas enterradas são retiradas depois de um determinado tempo.

O período de utilização do jazigo temporário varia de acordo com o contrato.

Como é feita a compra de um jazigo perpétuo?

Em geral, a compra de um jazigo é feita a partir de um cemitério. Os procedimentos podem variar de um cemitério para outro, então é importante estar atento às cláusulas contratuais e aos custos de manutenção envolvidos.

Também é possível comprar o jazigo de um terceiro que tenha essa propriedade. No entanto, fique atento às regras de transferência de titularidade no cemitério onde fica o terreno. Podem existir taxas para essa troca de titularidade.

Conte com o auxílio da Neo Assistência

A Neo Assistência é uma empresa de planos funerários que trabalha pautada em três pilares principais:

  • Diferentes planos para atender às demandas de cada cliente, ajustados à realidade financeira do titular, com várias possibilidades de pagamento;
  • Atendimento completo e humanizado com assessoria de uma equipe de especialistas que trabalham visando auxiliar a família em todos os procedimentos que um sepultamento envolve;
  • Serviços completos para enterros, além de outras opções de funeral, como a cremação.

Conheça todos os nossos planos aqui pelo site e entre em contato conosco para tirar suas dúvidas. Acompanhe o blog para mais conteúdos informativos!

Queremos proporcionar maior tranquilidade aos nossos clientes. Nos comprometemos a auxiliar as pessoas a se planejarem e encontrarem acolhimento e orientação em momentos delicados.

Postagens Relacionadas

Newsletter

Faça a sua inscrição e receba atualizações do nosso blog!

    Categorias

    Materiais Ricos

    Posts recentes