Nota de falecimento: como fazer?

Publicado em: 28 de novembro de 2022

O momento do falecimento de um ente querido é sempre difícil e envolve algumas questões burocráticas. Uma delas é a nota de falecimento, importante para comunicar a todos os conhecidos, familiares e amigos sobre o ocorrido.

Assim, veja como fazer esse tipo de nota para conseguir realizar a melhor comunicação possível.

O que significa uma nota de falecimento?

Uma nota de falecimento é um informativo por meio do qual se comunica a morte de uma pessoa. Esse tipo de recurso é muito importante por permitir que os amigos e familiares tomem conhecimento do falecimento e obtenham informações sobre o velório e demais questões relevantes.

Além disso, é possível que haja mais de uma nota de falecimento para os casos em que alguma mudança de última hora seja feita nas informações de velório e sepultamento.

Quem é o responsável pela confecção da nota?

O mais comum é que um familiar ou pessoa próxima ao falecido faça o informativo, porém ele também pode ser feito pela própria funerária, com informações transmitidas pela família.

Outras notas também podem ser feitas pela empresa onde a pessoa trabalhava, bem como por amigos e demais pessoas que tenham relação de proximidade com o falecido.

No entanto, independentemente de quem ficar responsável pela nota, é importante que alguns cuidados sejam tomados para que a escrita seja adequada ao momento. Entenda melhor a seguir:

Como fazer nota de falecimento

Para fazer esse tipo de informativo, algumas expressões são indicadas na comunicação, como:

  • “É com grande pesar que comunicamos o falecimento”;
  • “Com grande pesar, comunico o falecimento”;
  • “Com pesar, comunicamos o falecimento do(a) saudoso(a) (nome da pessoa falecida) e convidamos a todos os amigos e familiares para os atos fúnebres”.

Além disso, é essencial que constem as seguintes informações:

  • Nome completo da pessoa falecida, com apelido, caso haja;
  • Orientação de horário e data do velório e sepultamento;
  • Orientação do endereço do velório e do sepultamento.

Também podem constar outras informações, a depender do desejo dos familiares e demais pessoas envolvidas, como nome dos familiares mais próximos, bem como a informação acerca do motivo do falecimento, bastando informar se foram causas naturais ou trágicas.

Também é importante que a pessoa responsável pela nota assine para que, no caso de existirem outros informativos, não ocorra nenhum tipo de equívoco.

Por fim, algumas pessoas preferem colocar uma foto da pessoa falecida, mas isso é uma escolha pessoal.

Como fazer a divulgação da nota?

Além de saber como fazer uma nota de falecimento, é importante pensar na divulgação, e isso normalmente acontece nos principais veículos de notícias da cidade, como rádios e jornais. Atualmente, a nota também pode ser veiculada nas redes sociais.

Em relação a isso, inclusive, é importante destacar que os meios escolhidos influenciam no tipo de escrita do informativo. Nesse sentido, locais como jornais impressos, por exemplo, podem ter regras de diagramação que precisam ser respeitadas.

Portanto, por ser um momento delicado, em que o apoio de pessoas queridas é tão importante, saber fazer uma nota é algo que auxilia todas as pessoas que nutriam bons sentimentos com o falecido a tomarem conhecimento do ocorrido e a prestarem as últimas homenagens, assim como apoiar os familiares.

Continue navegando pelo site da Neo Assistência para ter acesso a mais conteúdos como este e conhecer as opções de convênio funerário que oferecemos.

Acesse também: O que é musicoterapia, Frases para lápides, procedimento após falecimento no hospital

Queremos proporcionar maior tranquilidade aos nossos clientes. Nos comprometemos a auxiliar as pessoas a se planejarem e encontrarem acolhimento e orientação em momentos delicados.

Postagens Relacionadas

Newsletter

Faça a sua inscrição e receba atualizações do nosso blog!

    Categorias

    Materiais Ricos

    Posts recentes