Luto patológico: quando o ciclo não é concluído

Publicado em: 13 de junho de 2023

A experiência do luto é inevitável da vida. Para muitos, é um processo doloroso, mas eventualmente cicatriza. No entanto, para alguns, um obstáculo intransponível, resultando no luto patológico, que, quando não tratado adequadamente, provoca consequências graves para a saúde física e mental.

Se você está passando por um momento de luto ou conhece alguém nessa situação que enfrenta dificuldades de superá-la, confira  nosso artigo e saiba como agir em um momento tão delicado como esse.

O que é luto patológico?

O luto patológico é um estado prolongado de luto que afeta a vida diária e o funcionamento da pessoa que o vive. Diferentemente do luto normal, que constitui um processo de adaptação e cura após uma perda significativa, o luto patológico é caracterizado pela duração prolongada e intensidade dos sentimentos de tristeza e perda.

Quando o luto se torna patológico?

O luto patológico está categorizado na Classificação Internacional de Doenças (CID-11), o manual globalmente aceito para classificar e diagnosticar doenças e distúrbios de saúde mental. Por meio desse manual, utilizado por profissionais da área da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, são identificadas e tratadas várias condições, incluindo o luto patológico.

No CID-11, o luto patológico é reconhecido como “transtorno de luto prolongado”, caracterizado por uma resposta intensa e prolongada à morte de uma pessoa próxima (pai, filho ou parceiro, por exemplo). Os sintomas incluem dor emocional forte e persistente, como:

  • Tristeza profunda;
  • Culpa;
  • Raiva;
  • Negação;
  • Sentimento de ter perdido uma parte de si;
  • Entorpecimento emocional;
  • Dificuldade em participar de atividades sociais.

Para o diagnosticado com luto patológico, esses sintomas devem persistir por mais de seis meses.

Ainda, o luto patológico resulta em um prejuízo significativo em várias áreas da vida: pessoal, familiar, social, educacional e ocupacional.

Tipos de luto patológico

Existem três tipos comuns de luto patológico:

  • Luto crônico: caracterizado pela extensão do tempo. É normal sentir tristeza e pesar após a perda de um ente querido, mas, se esses sentimentos persistem por um período prolongado e não parecem diminuir com o tempo, é uma indicação de luto crônico. A pessoa se sente presa no processo de luto, sem conseguir seguir em frente;
  • Luto retardado: a pessoa inicialmente não apresenta os sentimentos típicos de luto. Em vez disso, aparentemente lida bem com a perda. Entretanto, esses sentimentos de tristeza e pesar emergem por meses ou até anos após a perda. Esse tipo de luto pode ser desencadeado por um evento subsequente, como outro luto ou uma crise pessoal;
  • Luto severo: causado pela intensidade e gravidade dos sentimentos de luto, com uma tristeza profunda e incapacitante e dificuldades para realizar tarefas diárias. Eventualmente, a pessoa também experimenta sintomas físicos (ou mesmo psicossomáticos): insônia, perda de apetite.

Como identificar o luto patológico

Imagem preta com símbolo do luto

Identificar o luto patológico pode ser um desafio, uma vez que cada pessoa vive o luto de maneira diferente. Alguns sinais comuns são:

  • Incapacidade de aceitar a perda;
  • Obsessão com a perda;
  • Incapacidade de prosseguir com a vida;
  • Isolamento social;
  • Presença de sintomas físicos, como insônia e perda de apetite.

Como superar o luto patológico?

Superar o luto patológico requer o apoio de profissionais de saúde mental. A terapia é muito útil, para auxiliar a pessoa a lidar, de maneira saudável, com seus sentimentos de perda e tristeza. Além disso, grupos de apoio oferecem um espaço para compartilhar experiências e sentimentos com pessoas que passaram por circunstâncias semelhantes.

Conheça a Neo Assistência

Você já conhece a Neo Assistência? Especializados em prover soluções em assistência funeral, visando amenizar os desafios enfrentados por famílias enlutadas, nossos serviços incluem todos os trâmites, desde o registro do óbito até a locação de espaço para o enterro.

Sabemos que cada momento é único. Por isso, ofertamos planos personalizáveis, que se adaptam às necessidades individuais da família. Navegue pelo nosso site e descubra como podemos ajudar nesse momento tão delicado.

Queremos proporcionar maior tranquilidade aos nossos clientes. Nos comprometemos a auxiliar as pessoas a se planejarem e encontrarem acolhimento e orientação em momentos delicados.

Postagens Relacionadas

Newsletter

Faça a sua inscrição e receba atualizações do nosso blog!

    Categorias

    Materiais Ricos

    Posts recentes