Diferenças entre velório e funeral

Publicado em: 28 de março de 2023

Distinguir velório e funeral é importante, pois ajuda na preparação e organização dessas cerimônias, a fim de que sejam realizadas da melhor forma possível e conforme as preferências do falecido.

Organizar velório e funeral é algo trabalhoso, ainda mais se for feito pelos familiares mais próximos do falecido, porque a perda de uma pessoa é um momento difícil e emocionalmente carregado para o núcleo familiar.

Além disso, a organização de ambos os eventos exige algumas decisões, como escolher o local, preparar os documentos necessários, contatar os familiares e amigos do falecido e organizar o transporte do corpo. Tudo isso exige tempo, esforço, muita preparação e equilíbrio emocional.

Se você não sabe a diferença entre velório e funeral, como preparar ambas as cerimônias e garantir que tudo saia conforme o planejado, confira o artigo e saiba mais a respeito.

O que é um velório?

Velório é a cerimônia fúnebre realizada após o falecimento de uma pessoa. É durante o velório que os familiares e amigos do falecido se reúnem para prestar homenagens e se despedir da pessoa. Normalmente, ocorre em um salão ou igreja, mas isso não é obrigatório.

Segundo vários historiadores, a prática de velar os corpos pode ter sido originada na Idade Média. Ao contrário do que ocorre hoje em dia, o velório era uma medida de precaução: quando as pessoas bebiam demais em canecas e copos de estanho, costumavam cair em um sono profundo.

Como resultado, os amigos e familiares ficavam esperando por algumas horas com a pessoa desacordada: se não acordasse, era considerada morta e podia ser sepultada. Do contrário, tratava-se apenas de uma intoxicação por estanho ou da ingestão exagerada de álcool. Isso explica a escolha da palavra velório, que vem de velar (olhar, cuidar) o falecido.

O que é um funeral?

mãos sobre lápide

Enquanto o velório está relacionado especificamente ao primeiro momento da cerimônia, o funeral é a cerimônia completa, ou seja, desde o velório até o sepultamento ou cremação do corpo. Geralmente, o funeral conta com homenagens, discursos sobre o falecido, orações, leituras de trechos da bíblia, exibição de fotografias do ente querido, chuva de pétalas, dentre outros, que podem ser realizados tanto durante o velório quanto um pouco antes do sepultamento ou cremação.

Afinal, qual a diferença entre funeral e velório?

Como você pôde perceber, o velório é realizado após o falecimento e a realização dos preparativos do corpo de um ente querido, enquanto o funeral corresponde a toda a cerimônia fúnebre.

O funeral contempla vários processos, como a preparação do corpo, a organização do velório e o sepultamento ou cremação. Nesse sentido, pode-se entender o funeral como o todo e o velório como uma parte do funeral, em que se vela o corpo e são realizadas todas as homenagens.

Como preparar um velório?

A seguir, confira os pontos mais relevantes no momento de organizar um velório.

Local do velório

Se você estiver organizando o velório, é importante considerar o número de pessoas que estarão presentes, para que seja possível escolher um espaço que acomode de forma confortável todas as pessoas presentes. Lembre-se de verificar se o local é climatizado e conta com um número suficiente de banheiros e espaço reservado para a família.

Uma boa opção é realizar o velório no mesmo local onde ocorrerá o sepultamento. Assim os convidados poderão se deslocar mais facilmente. Caso não seja possível, tente encontrar um local próximo, pois isso facilitará até mesmo o translado funerário.

No momento da escolha do local, também é importante verificar se há alguma preferência religiosa e tradição familiar que deva ser considerada. Além disso, é importante que o local seja acessível, seguro.

Anúncio do velório

O anúncio do velório pode ser feito por meio de comunicados em jornais e rádios locais, telefonemas, pessoalmente e até por redes sociais. Um exemplo de como comunicar familiares e amigos do falecido de forma fácil é criar um grupo no WhatsApp ou disparar uma mensagem para uma lista pré-selecionada de contatos.

Quando for anunciar o velório, não se esqueça de fornecer todas as informações necessárias, como data, hora e local.

Escolhas importantes 

Antes de organizar o funeral, é importante considerar as preferências do falecido, por exemplo, crenças religiosas, cremação ou sepultamento. Em algumas ocasiões, a pessoa que partiu pode ter assinado em vida uma “declaração de vontade“, expondo seus desejos.

Contudo, se não houver nenhuma indicação a respeito, a responsabilidade de tomar a decisão recairá sobre os familiares. Se esse for o seu caso, pense nas tradições, vestimentas, flores e cores que a pessoa gostava em vida.

Veja também: Como escolher mensagem para falecido?

Documentações

Para iniciar um serviço funerário, é necessário apresentar algum documento de identificação do falecido e a declaração de óbito. Esse documento é emitido por um médico e tem a finalidade de atestar o óbito, bem como registrar sua causa e local.

Tenha o suporte de uma assistência funeral 

Contratar um serviço funerário é importante, pois ajudará na organização do velório e funeral. As pessoas responsáveis por esses serviços possuem experiência e conhecimento para auxiliar na escolha do local, na preparação dos documentos necessários e na organização do transporte do falecido. 

Além disso, a assistência funeral pode fornecer suporte para os familiares e amigos do falecido ao se responsabilizar por toda a organização das cerimônias, o que pode ser essencial em um momento difícil como esse. Assim, a família e os amigos podem focar em preparar suas homenagens e se despedir de seu ente querido com tranquilidade.

A Neo Assistência foi criada para oferecer segurança e serviço funerário a preços justos. Mais do que isso: nos esforçamos para prestar acolhimento, orientação e empatia às famílias que estão passando por um momento difícil.

A nossa meta é sermos reconhecidos como uma empresa que está presente para apoiar às famílias, oferecendo um atendimento humanizado, ágil e competente. Garantimos que os nossos clientes possam contar com as nossas soluções, sentindo-se seguros e tranquilos. Portanto, conte com nosso serviço de assistência funeral e dedique seu tempo ao que é mais importante: despedir-se de seu familiar.

Queremos proporcionar maior tranquilidade aos nossos clientes. Nos comprometemos a auxiliar as pessoas a se planejarem e encontrarem acolhimento e orientação em momentos delicados.

Postagens Relacionadas

Newsletter

Faça a sua inscrição e receba atualizações do nosso blog!

    Categorias

    Materiais Ricos

    Posts recentes