Conheça os tipos de translado funerário

Publicado em: 13 de dezembro de 2022

Os tipos de translado funerário são as formas de locomoção do corpo de uma pessoa falecida entre dois locais distintos.

O translado se faz necessário para transferir o corpo da pessoa, podendo ser um trajeto curto (da funerária até o velório, por exemplo) ou longo, como quando a pessoa morre em um local diferente do que residia ou nasceu e precisa ter o corpo transportado para ser sepultado ou cremado.

Em geral, quando a família não possui assistência funerária, é preciso solicitar auxílio à prefeitura ou pagar pelo serviço no ato.

Entenda o que é preciso para o translado, os tipos de translado funerário e como ter direito a esse serviço.

O que é preciso para realizar um translado

O processo de translado funerário acontece mediante uma série de providências legais. Destacam-se:

Legislação

O transporte de uma pessoa falecida precisa respeitar uma série de leis que regem os tipos de translado funerário.

Considerar que cemitérios e prefeituras possuem suas próprias condições para recebimento dos corpos é fundamental nesse processo.

É preciso acessar essas informações antes de dar início ao procedimento. O ideal é contar com um serviço de assistência funeral que se responsabilize pelo suporte nesse momento, incluindo serviços de translado funerário, e evitar problemas.

Transporte funerário

Realizar o translado funerário demanda um transporte adequado. Há meios de transporte específicos que realizam o processo de movimentação do corpo entre cidades, estados e até países.

Como o translado funerário é feito?

No translado, o corpo permanece em um compartimento específico, seja no carro ou no avião. No mais, ambulâncias não são autorizadas a realizar esse tipo de locomoção.

O transporte também é realizado apenas após a liberação do corpo, tanto no caso de translado terrestre quanto no aéreo.

Ainda, é preciso verificar se todas as questões burocráticas, assim como o processo de conservação do corpo, estão em conformidade.

Em geral, é preciso apresentar as seguintes documentações:

  • Certidão de óbito;
  • Certificado de embalsamento;
  • Licença oficial da remoção;
  • Ata de conservação assinada por um médico, por um familiar e por testemunhas.

Funerária de origem e funerária de complementação

Geralmente, os casos de translados mais longos exigem duas funerárias, a funerária de origem e a funerária de complementação.

A funerária de origem irá preparar o corpo, fornecer o caixão e fazer o translado até a cidade de sepultamento.

A funerária de complementação faz as ornamentações finais, especialmente a parte floral (uma coroa de flores ou outro item do tipo pode chegar em condições inadequadas após um translado longo).

Tipos de translado funerário

Os dois principais tipos de translado funerário são:

Translado funerário terrestre

É feito por carros funerários, recomendado para distâncias não muito longas. Em casos de cidades um pouco mais distantes, é geralmente exigida a tanatopraxia para melhor conservação do corpo.

Translado funerário aéreo

É feito geralmente em voos comerciais (há possibilidade também de contratar um avião particular). Recomendado para distâncias longas com origem e destino tendo aeroportos próximos. Usado também em casos internacionais. 

Para o translado aéreo é exigido o embalsamamento, uma técnica mais avançada de conservação do corpo, além de uma urna zincada, que possui melhor vedação.

Sobre a tanatopraxia ou embalsamamento

O corpo precisa ser devidamente conservado para ser transportado de forma segura. Os procedimentos de tanatopraxia ou embalsamamento são obrigatórios em translados longos, e devem ser feitos em laboratórios com profissionais especializados.

Como ter direito aos tipos de translado funerário sem ter de se preocupar?

A melhor forma de ter acesso aos tipos de translado funerário no caso de falecimento de um familiar é por meio dos serviços de assistência funeral.

A assistência funeral prestada pela Neo Assistência, por exemplo, garante o translado do corpo e cobre os gastos dos 200 primeiros quilômetros, de forma que se o trajeto for menor a família não arcará com nenhum gasto excedente.

Conheça os planos de assistência funeral da Neo Assistência no site e procure o que faz mais sentido para a sua família. Tenha direito aos tipos de translado funerário sem ter de se preocupar.

Saiba mais sobre planos funerais, plano funerário familiar

Queremos proporcionar maior tranquilidade aos nossos clientes. Nos comprometemos a auxiliar as pessoas a se planejarem e encontrarem acolhimento e orientação em momentos delicados.

Postagens Relacionadas

Newsletter

Faça a sua inscrição e receba atualizações do nosso blog!

    Categorias

    Materiais Ricos

    Posts recentes