Conheça o processo de cremação

Publicado em: 5 de dezembro de 2022

A cremação é uma forma de funeral amplamente utilizada em alguns países, mas de pouca adesão no Brasil. Seu processo consiste na incineração segura e higiênica do corpo de um ente falecido.

Trata-se de um processo que contribui para a redução de doenças e necessidade de ampliação e/ou construção de cemitérios.

A seguir, entenda como funciona a cremação, como ela acontece, qual é o tipo de caixão utilizado e as opções de locais para armazenar as cinzas.

Como funciona o processo de cremação?

Requisitos legais 

A pessoa que deseja ser cremada deve registrar sua intenção em cartório e informar os familiares. Caso não haja declaração reconhecida em cartório, caberá aos familiares a decisão.

A etapa seguinte diz respeito à entrega de toda a documentação necessária. Cada caso demanda a apresentação de documentos para cremação específicos, podendo ser:

  • Atestado de óbito assinado por dois médicos e um legista;
  • Cópia do CPF e do RG da pessoa falecida;
  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento do indivíduo falecido;
  • Autorização de cremação assinada por dois médicos ou um médico legista;
  • Autorização judicial em caso de morte violenta;
  • Boletim de ocorrência em caso de morte violenta.

Processo de cremação

Após a documentação ser entregue e validada, há uma cerimônia de velório similar à de um caso de sepultamento em cemitério. Em seguida, o corpo é enviado para o armazenamento em câmara fria por 24h, no mínimo.

Após o período estabelecido, o corpo é colocado no caixão e encaminhado à cremação de fato, onde é incinerado a uma temperatura que varia de 850 °C a 1.200 °C. As alças de metal do caixão são retiradas, assim como um possível marca-passo do ente falecido.

É fundamental salientar que o processo de cremação acontece de forma individual, ou seja, não existe a possibilidade de os restos mortais de uma pessoa entrarem em contato com os de outra.

No mais, alguns fragmentos de ossos podem restar. Então, eles são encaminhados ao procedimento de resfriamento e moagem para então serem unidos às cinzas e entregues aos familiares na urna escolhida.

Saiba mais em nosso e-book: Cremação: entenda como funciona todo o processo

É preciso um caixão especial para a cremação?

Não é preciso adquirir um caixão específico para realizar o processo de cremação, um modelo tradicional basta.

Em todo o caso, o serviço funerário responsável deve forrar o caixão com um material conhecido como “fundo impermeável”. Ele é responsável por impedir o vazamento de fluídos corporais que são liberados pelo corpo após o falecimento.

Por fim, as partes metálicas do caixão, como alças e cruzes, são retiradas antes da cremação porque não podem entrar em contato com as altas temperaturas.

Onde guardar as cinzas após o processo de cremação?

A escolha por onde guardar as cinzas varia conforme a vontade deixada em vida pela pessoa que faleceu ou conforme as tradições da família.

Uma opção é manter a urna em um local sagrado, como em cinerários. Outra é dispersar as cinzas em algum lugar especial para o ente falecido, como praias, rios ou montanhas.

Agora que você já entendeu como funciona o processo de cremação, é necessário encontrar um bom plano funerário que inclua esse processo.

Onde encontrar plano funerário que dê direito à cremação?

A cremação é um processo bastante caro, por isso, uma forma de economizar é adquirir um plano funerário com antecedência.

Nesse sentido, a Neo Assistência é uma empresa que oferece diferentes planos funerários visando contemplar todas as famílias. Em nossos planos, há a opção por sepultamento ou cremação.

Conheça o trabalho da Neo Assistência aqui pelo site e aproveite para conferir de perto os planos que garantem acesso à cremação.

Leia também: Tipos de urnas funerárias

Queremos proporcionar maior tranquilidade aos nossos clientes. Nos comprometemos a auxiliar as pessoas a se planejarem e encontrarem acolhimento e orientação em momentos delicados.

Postagens Relacionadas

Newsletter

Faça a sua inscrição e receba atualizações do nosso blog!

    Categorias

    Materiais Ricos

    Posts recentes