10 coisas para fazer antes de morrer

Publicado em: 19 de janeiro de 2023

Muito além do medo da morte, não aproveitar a vida por completo costuma ser um dos grandes receios da maioria das pessoas.

Pensando nisso, a Neo Assistência elaborou uma lista com 10 coisas para fazer antes de morrer e dar mais sentido à vida e à razão da nossa existência.

Afinal, cada pessoa tem sonhos próprios e deve montar sua própria lista com coisas para fazer antes morrer. Mas a Neo Assistência está aqui para dar uma mãozinha. Continue a leitura para conferir nossas dicas e se inspirar.

Por que ter uma lista de coisas para fazer antes de morrer?

É importante salientar que nem tudo nessa lista é super fácil de colocar em prática. Algumas demandam coragem e planejamento, mas o processo de se propor a vivenciar tais experiências já fará parte da jornada e, com certeza, propiciará muito autoconhecimento.

No mais, você pode começar por atitudes mais simples, que não demandam uma viagem ou dinheiro. Nossa lista, além de ajudar a enxergar novas possibilidades de vida, pode transformar suas ações em um legado para as pessoas à sua volta.

Afinal, como você gostaria de ser lembrado? Quais atitudes farão sentir que viveu uma vida plena? O que você pode fazer para sentir que viveu e amou intensamente? Acredita que há uma forma melhor de aproveitar seu tempo?

Tire alguns minutos para refletir sobre esses questionamentos e saiba o que você deseja fazer, do fundo do coração, antes de morrer. No mais, confira nossas dicas:

10 dicas de coisas para se fazer antes de morrer

1. Visitar um país com uma cultura totalmente diferente

Culturas distintas sempre têm muito a nos ensinar. É no contraste de outras vivências, crenças e histórias que novos aprendizados são gerados.

Ao visitar um país completamente diferente, por exemplo, você acessa identidades e costumes que nunca vivenciou antes.

Ou seja, passar um tempo em um lugar nada semelhante com o Brasil, ou com o país onde você cresceu, de preferência um com uma cultura não ocidental, propiciará uma situação de múltiplos aprendizados. Com certeza, você vai se surpreender com esse novo universo a ser explorado.

2. Experimentar comidas diferentes de tudo o que você já provou antes

Experiências gastronômicas costumam ser inesquecíveis, mas, muitas vezes, passamos a vida comendo as mesmas coisas, nos mesmos lugares. Que tal saborear um prato completamente diferente?

Você pode ir a um restaurante cinco estrelas, por exemplo, ou aproveitar para conhecer a culinária local de um estado ou país diferente do seu.

Vale trocar informações com quem já foi em um determinado restaurante e, mais do que isso, se propor a tentar novas possibilidades no seu dia a dia ao pedir um delivery ou sair para jantar. Certamente, o investimento de tempo e dinheiro será bem recompensado.

3. Cozinhar mais e tentar novas receitas

Falando em experimentar pratos diferentes, que tal começar a cozinhar mais e pedir menos delivery? Ao preparar seus próprios alimentos, você está investindo tempo em energia em cuidar e agradar a si mesmo.

Aproveite a infinidade de receitas na internet e adicione ao ato de cozinhar pratos diferentes e saborosos na sua lista de coisas para fazer antes de morrer.

4. Voar mais

Voar é maravilhoso. Seja de avião, de balão ou de asa delta. O ato de voar coloca em contato direto com a sensação de liberdade, de plenitude e de aproveitamento da vida.

Certamente, voar promove sensações que precisam ser vividas mais vezes. Se puder, prefira o balão ou a asa delta. A experiência é muito mais emocionante do que um voo comercial visando apenas ao traslado.

5. Ter um animal de estimação

Ter um animal de estimação estimula sentimentos novos e você ganha uma companhia inestimável. Animais conseguem promover afeto e carinho de forma única, até difícil de mensurar.

Quem tem ou já teve um animal de estimação sabe como a experiência muda completamente a vida. Se você ainda não passou por isso ou se já está há muitos anos sem esse tipo de companhia, cogite adotar um bichinho e tenha com quem compartilhar momentos únicos do dia a dia.

6. Desconectar totalmente das redes por um tempo

Hoje, passamos boa parte do nosso dia nas redes sociais. Já imaginou a somatória de todo esse tempo ao longo da vida? Horas preciosas são destinadas a esses aplicativos.

É praticamente impossível ficar longe das redes definitivamente. Muitas pessoas, inclusive, precisam delas para trabalhar. No entanto, estamos mais presos a elas do que imaginávamos, sofrendo com efeitos como ansiedade, insônia e exaustão.

Assim, que tal adicionar umas “férias” de redes à sua lista de coisas para se fazer antes de morrer? Seja por alguns dias ou por semanas, é muito válido viver essa experiência.

7. Viajar de formas não convencionais

É importante se propor a viver algumas aventuras. Afinal, sair da mesmice é o que suscita experiências e aprendizados.

Ao fazer uma viagem, por exemplo, você pode abdicar do carro ou do avião e optar pela bicicleta, pelo trem ou pelo navio!

Respeitando os próprios limites, os parâmetros de segurança e o melhor meio de transporte conforme a distância a ser percorrida, você pode aproveitar para vislumbrar paisagens diferentes, conhecer pessoas e aproveitar sua viagem de uma maneira nunca vivida antes.

8. Participar de uma aula de dança

Dançar, além de ser um excelente exercício físico para quem quer fugir do sedentarismo, é uma forma de expressão corporal. Divertida e inclusiva, a dança contempla todos os gostos e idades.

Se você não é tão bom em danças que envolvem a participação de outra pessoa, como dança de salão ou forró, pode investir em categorias mais individuais, como zumba, dança do ventre ou pole dance. Com certeza, você vai se divertir muito!

9. Ter mais contato com a natureza e plantar uma árvore 

Ter mais contato com a natureza não significa alugar um chalé distante da cidade. Você pode passar uma tarde em um parque ecológico, tomar café em uma praça ou visitar uma fazenda na sua região.

Aproveite esses momentos e tire alguns minutos para plantar uma árvore. Promover esse bem à natureza vai fazer muito bem, além de ser bastante significativo.

10. Fazer trabalho voluntário

Uma forma de ajudar o próximo, seja com ensinamentos ou com serviços, é por meio do trabalho voluntário.

Ao dedicar parte do seu tempo ao bem de outras pessoas, você cria um campo fértil para a generosidade e a gratidão florescerem em todas as esferas da sua vida.

Essa iniciativa com certeza será uma excelente oportunidade de se conhecer melhor. Por isso, é uma das coisas para fazer antes de morrer e que não poderia ficar fora dessa lista.

Conheça a Neo Assistência

A Neo Assistência se preocupa com o bem-estar de seus clientes, por isso elaborou essa lista com 10 coisas para fazer antes de morrer.

No blog, além de outros conteúdos sobre qualidade de vida, você também tem acesso às opções de plano funerário da Neo Assistência. Navegue para conhecer todos os serviços!

Queremos proporcionar maior tranquilidade aos nossos clientes. Nos comprometemos a auxiliar as pessoas a se planejarem e encontrarem acolhimento e orientação em momentos delicados.

Postagens Relacionadas

Newsletter

Faça a sua inscrição e receba atualizações do nosso blog!

    Categorias

    Materiais Ricos

    Posts recentes